Ouro Azul surpreende comunidade da Ilha dos Frades

07_img_6721
Luz, câmera, Ouro Azul em ação

Sob a luz da lua cheia, o documentário Ouro Azul, que retrata as riquezas da Ilha dos Frades, foi lançado, nesse sábado (12), para a comunidade local, no Cerimonial Loreto.

Mais de 70 pessoas acompanharam, atentas, a cada cena do filme e reagiram com surpresa, principalmente, às imagens aéreas da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, primeira praia do Norte-Nordeste a receber o selo internacional Bandeira Azul, concedido a praias e marinas reconhecidas como fonte de beleza, turismo e sustentabilidade.

06_img_6678
Comunidade local e imprensa na expectativa para o lançamento de Ouro Azul

Joseane Santana mora na Ilha de Bom Jesus dos Passos e frequenta a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela conta que o filme conferiu uma nova visão sobre o lugar. “Fiquei arrepiada. Eu vou, mas não vejo tanta coisa como vi aqui no filme. Achei muito bonito e parece que é em outro lugar. A sensação que cria é de que temos mesmo que preservar”, admira-se.

12_img_6783
Joseane frequenta a Ilha dos Frades, mas se surpreendeu com o ponto de vista abordado por Ouro Azul

Edmilson Nascimento é um dos 38 moradores da Ponta de Nossa Senhora e já espera uma segunda parte de Ouro Azul. “Adorei o filme e espero que venha a parte dois. Tinha a consciência de que o meu lugar era lindo, mas vendo assim, do alto, é sensacional. Se a gente continuar preservando, nossos filhos vão ter a mesma impressão que estamos tendo hoje”, define.

13_img_6788
Morador da Ilha dos Frades, Edmilson alerta para a necessidade de preservação

Integrante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), o soldado Marcos Sodré avalia que Ouro Azul traz uma mensagem aos moradores e turistas. “Deu para ter uma noção geral de como era e de como está hoje. O documentário amplia a consciência de quem mora sobre a necessidade de preservar e, também, é um alerta para turistas. Preservar é fácil. Só em não sujar, já é uma grande atitude”.

Dona Mira, uma das personagens do filme e considerada a guardiã das riquezas naturais da praia, estava toda animada com a estreia de Ouro Azul. “Muito lindo, muito lindo! Amei me ver. Tinha certeza de que a praia era muito bonita e o filme aumentou essa visão. Nem acreditei que fosse eu quem estava ali. Estou famosa! Será que agora vou arrumar um casamento?”, pergunta, aos risos.

08_img_6791
Astrid, Meire Moreno e Dona Mira

A jornalista Estela Marques, do site Bahia Notícias, escreve: “Embora a proposta inicial do material seja um documentário, o material reúne condições de ser exibido em outras plataformas, até mesmo como uma série. Além do tempo de duração, há leveza no texto, fotografia e qualidade técnica capazes de sustentar ‘Ouro Azul’ em canais de televisão, por exemplo”.

A diretora e roteirista Meire Moreno ressalta que a comunidade da Ilha dos Frades teve papel determinante na construção do documentário. “Quero muito agradecer a cada um de vocês pelo carinho e hospitalidade com os quais receberam a mim e a minha equipe. A beleza desse filme reflete a riqueza humana que a Ilha dos Frades tem, que são vocês. Grata por todo apoio”, discursa.

10_img_6713
Ed Buacoski e Adriana Alencar, Beatriz Bispo, Meire Moreno, Leo Barsan e Matheus Lima

Meire Moreno estende os agradecimentos aos parceiros e à equipe. “Desde o início, pude contar com pessoas que acreditaram em Ouro Azul. Destaco a Fundação Baía Viva, a Preamar Gestão Costeira, o Cerimonial Loreto e a Mahalo. Essas forças se juntaram a um time de profissionais que conseguiram retratar com fidelidade o que a Ilha dos Frades representa. O Ministério da Cultura também merece toda nossa gratidão”, reforça.

O lançamento do documentário teve como anfitriã a Fundação Baía Viva, representada pela coordenadora de projetos, Adriana Alencar, e pelo administrador da Ilha dos Frades, Ed Buacoski, produtores locais de Ouro Azul.

O trailer do filme está disponível aqui. Em breve, mais novidades!

GALERIA • LANÇAMENTO IMPRENSA E COMUNIDADE


Deixe um comentário